segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Baixando vídeos da internet sem dificuldade no GNU/Linux


Streaming

Vídeos na internet são transmitidos por uma tecnologia chamada Streaming, esse método permite transferir uma quantidade constante de informações de um servidor para um browser permitindo ver um arquivo de áudio/vídeo imediatamente sem necessidade de baixá-lo completamente.
Qualquer servidor normal é capaz de trabalhar com áudio ou vídeo streaming, pois o servidor se encarrega só de mandar a informação e é o cliente quem se encarrega de processá-la para poder mostrá-la na medida em que for recebendo.

Flash Player

Quando assistimos um vídeo na internet o flash player decodifica o arquivo e o deposita em uma pasta de arquivos temporários de onde o browser o exibe, quando a pagina do vídeo no browser é fechada o flash player apaga o arquivo da pasta temporária para que ele não ocupe espaço no HD.

Baixando vídeos sem dificuldade

Ou seja:
Quando assistimos o vídeo ele esta armazenado localmente, então após o vídeo ser carregado completamente podemos ir diretamente a pasta de arquivos temporários e pegar o arquivo.
Em um sistema GNU/Linux a pasta de arquivos temporários fica em /tmp, o vídeo vai ter o nome parecido com FlashXX1EtWSC.
Na pasta /tmp o vídeo vai estar no formato FLV. Mesmo adicionando a extensão FLV no arquivo em outros sistemas operacionais o vídeo pode apresentar erros na reprodução portanto recomendo a conversão do vídeo em algum outro formato.

OBS: A atualização do flash player para versão 10.2.152.27 no Ubuntu 10.04 muda o local do armazenamento do arquivo temporário. Recomendo a instalação da versão anterior dele, a 10.0.45.2 e depois trancar o pacote para ele não atualizar mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é super importante